Tipos de bateria para celular: entenda as diferenças

Tipos de bateria para celular: entenda as diferenças

Tipos de bateria para celular: entenda as diferenças

Tipos de bateria para celular: entenda as diferenças

Você já reparou que uma das principais queixas dos usuários de celulares hoje em dia é a carga que parece não durar tanto tempo? Pois é, e isso tem a ver com os tipos de bateria para celular que são utilizadas nos aparelhos. 

Além da frequência e intensidade de uso, o material do dispositivo de carga também influencia bastante no tempo que a bateria pode durar. 

Esse é um assunto bem técnico, e por esse motivo muita gente acaba não tendo muito acesso a esse tipo de informação. Mas para te ajudar a conhecer as principais diferenças entre os tipos de bateria para celular, preparamos um guia. Confira abaixo.

Íon-Lítio

As baterias de íon-lítio funcionam com base no movimento de íons lítio (Li+) e por isso recebem esse nome. O potencial desse tipo de bateria pode variar de 3,0 a 3,5 V.

Além de celulares, elas também são utilizadas em vários outros tipos de equipamentos eletrônicos portáteis, já que permitem que altas quantidades de energia possam ser armazenadas em um dispositivo pequeno e bem leve. Isso se deve à alta reatividade do lítio.

Esse tipo de bateria tem como uma grande vantagem o fato de não ficar “viciada”, pois não tem efeito memória. Algo que é bem comum de acontecer com outros tipos de bateria e que acontecia com frequência com celulares mais antigos. 

Isso faz com que não seja necessário carregar a bateria 100% todas as vezes e nem é preciso esperar com que ela se descarregue por completo para poder carregar de novo. O que é bem útil e faz com que elas não precisem de tanta atenção. Outra vantagem é o descarte que é mais seguro e menos prejudicial ao meio ambiente

Por outro lado, alguns cuidados ainda são necessários para que elas não se danifiquem e tenham sua vida útil prolongada. O principal deles é evitar altas temperaturas, pois o calor pode fazer com que elas percam sua capacidade. 

Níquel Híbrido

Se lembra dos primeiros celulares e como eles eram grandes? Pois é, uma das causas disso eram as baterias de níquel híbrido. Esse tipo de bateria oferecia uma longa durabilidade, no entanto eram muito grandes e pesadas. 

Por esse motivo as baterias de níquel híbrido, hoje em dia, são consideradas obsoletas e não são mais utilizadas em celulares. 

Lítio Polímero 

As baterias de lítio polímero, ou Li-Po, também levam lítio na composição, mas possuem algumas peculiaridades. Elas levam diferentes compostos químicos no seu lado negativo, chamados de polímeros. 

As suas células são envolvidas pelo material, que é dobrável e flexível e o peso desse tipo de bateria consegue ser 20% menor do que o de outros materiais. Isso faz com que elas sejam as mais leves e geralmente mais finas

Assim como as de Li-Ion, essas baterias também não ficam “viciadas” e podem ser recarregadas antes de chegar em 0%. É possível fazer a recarga a qualquer momento, independentemente da porcentagem de carga disponível.

O custo de fabricação dessas baterias é mais caro do que o das Li-Ion, o que faz com que elas não sejam as mais usadas no mercado. Isso torna os celulares que utilizam esse tipo de baterias sejam mais caros. Uma desvantagem do tipo. 

Mas, mesmo assim, são consideradas mais seguras e resistentes à sobrecarga, ficando inchadas quando há um aumento de pressão. 

Níquel-Cádmio

As baterias de níquel-cádmio, NiCd, são uma tecnologia usada comercialmente desde 1950, principalmente em equipamentos médicos, telefones sem fio, walkie talkies, etc., e nos celulares antigos. 

Suas características não são tão compatíveis com os aparelhos de atualmente, como você verá abaixo.

Possuem preço baixo e vida longa, mas por outro lado é preciso ter um cuidado muito grande com o descarte, pois contém material tóxico. 

Isso fez com que o seu uso caísse bastante a partir do final da década de 1990, quando a sociedade passou a ter uma maior preocupação e conscientização acerca do meio ambiente. 

Alguns países chegaram até a proibi-las e o mercado buscou por novas tecnologias para substituí-las. 

Além disso, elas são mais robustas que as Li-Ion e Li-Po e têm uma densidade de energia relativamente baixa para celulares modernos. 

São baterias que precisam ser completamente descarregadas para poderem ser recarregadas, pois podem ficar “viciadas”. Essa prática faz com que ocorra a formação de grandes cristais nas placas de suas células fazendo com que a bateria sofra com o efeito memória. 

Baterias para celular Planeta Telecom

Bom, essas são as principais diferenças, vantagens e desvantagens dos tipos de bateria para celular

A Planeta Telecom é uma loja com mais de 4 anos de mercado que trabalha fornecendo peças e acessórios de dispositivos móveis para lojistas, assistências técnicas, empresas e profissionais autônomos. 

Contamos com as melhores baterias para celular, oferecendo máxima qualidade e excelência. 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todas as opções disponíveis na Planeta Telecom. 

Precisa de ajuda? Converse conosco